Jornalismo
Geração de Negócios: transformando a necessidade em oportunidade para empreender, conheça a história de Shara
Acompanhe a série de reportagens especiais sobre empreendedorismo jovem no Jornal Guararapes
Por Jackson Rafi02 JUL - 14H57
Jornalismo - Geração de Negócios: transformando a necessidade em oportunidade para empreender, conheça a história de Shara (Foto: )Pesquisas realizadas pelo Sebrae apontam que muitas mulheres encontram no empreendedorismo uma nova fonte de renda ou uma esperança para melhorar as condições de vida.
Impulsionado pelo aumento no interesse de busca por autocuidado, saúde e qualidade de vida, o mercado de beleza e autocuidado é um dos segmentos que está entre os preferidos das mulheres que buscam oportunidades para empreender.
Esse foi o caminho escolhido por Shara Almeida, de apenas 21 anos, moradora da cidade de Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife. Diante da necessidade, Shara enxergou nos cosméticos uma possibilidade de crescimento e autonomia.
“Tudo surgiu da necessidade, porque eu fui morar com meu noivo e as contas começaram a apertar. E além da necessidade eu sempre quis ter essa dependência, de não ter que trabalhar para alguém, trabalhar pra mim e ter o meu próprio dinheiro”
Além do desejo de independência, Shara também identificou uma falta no mercado local de produtos de autocuidado e beleza. Moradora de uma cidade pequena, percebeu que muitas pessoas precisavam se deslocar para outras cidades em busca dos produtos.
“Na cidade onde eu moro, Araçoiaba, quando a gente procurava um local que vendesse produtos de beleza ou autocuidado, tinha que ir para Carpina ou viajar horas até Recife para encontrar”, explica.
Foi essa ausência de oferta que despertou nela uma visão empreendedora. Em vez de ver a limitação como obstáculo, Shara enxergou uma oportunidade. “Como a cidade está em desenvolvimento, seria uma sacada muito boa investir nisso porque seria um dos primeiros. Fazer um empreendimento na minha cidade e acompanhar o desenvolvimento dela seria maravilhoso, por eu gostar muito daqui e querer que ela cresça, tanto para mim quanto para a cidade.”
O QUE DIZ O SEBRAE?
Para quem busca empreender no setor de beleza em 2025, é fundamental seguir tendências e estratégias que atraiam o público-alvo em um mercado cada vez mais dinâmico. O setor vem se destacando pela preferência dos consumidores por produtos personalizados e naturais, motivada pela conscientização crescente sobre saúde e sustentabilidade.
Oferecer produtos adaptados às necessidades individuais dos clientes pode ser um diferencial relevante. Esse conceito inclui desde produtos personalizados até serviços que integram consultorias, como análise de pele ou indicação de cuidados específicos, criando uma experiência de compra única.
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
