Jornalismo
Santuário de Nossa Senhora da Conceição: Conheça a história e curiosidades
Nesta quinta (28), a tradicional ‘Festa do Morro’ que chega à 120º edição
Por Jackson Rafi27 NOV - 16H24
Jornalismo - Santuário de Nossa Senhora da Conceição: Conheça a história e curiosidades (Foto: )O Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, é considerado o maior centro devocional do estado de Pernambuco. Apesar da grande devoção, muitas pessoas desconhecem sua história.
A fundação deste santuário e a inauguração do monumento com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, trazida da França para o Recife, ocorreu no ano de 1904. A partir desta data, o Morro da Boa Vista passou a ser denominado definitivamente como o Morro da Conceição.
A Igreja, antes com um estilo gótico, passou a adotar um estilo moderno e paredes de vidro, permitindo aos devotos visualizarem a imagem da Imaculada tanto de dentro como de fora do templo.
A imagem de Nossa Senhora da Conceição, representa Maria Santíssima e simboliza a passagem bíblica do livro Gênesis “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Tu lhe ferirás o calcanhar e ela te esmagará a cabeça”.

A imagem mostra Maria de pé sobre o globo terrestre, com uma coroa dourada na cabeça, com as mãos unidas em oração e uma cobra sendo esmagada pelos pés e tem sua face voltada para a igreja matriz.
Festa do Morro

Nesta quinta-feira (27), o Morro da Conceição celebra mais uma edição da tradicional Festa do Morro da Conceição, uma das maiores celebrações católicas de Pernambuco. Com o tema "120 anos de peregrinação e esperança com a Imaculada Conceição do Morro", a festa terá sua abertura com a tradicional Procissão da Bandeira.
A primeira "Festa do Morro" aconteceu em 1904, a partir do cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição, instituído pelo Papa Pio IX. Ainda hoje, a festa atrai mais de milhões de pessoas em uma mistura de ritmos, espiritualidade e tradição na Zona Norte do Recife.
No ano de 2022, a ‘Festa do Morro’ se tornou Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado.
Confira a matéria:
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
