Jornalismo
Receita Federal apreendeu 389 canetas de Monjauro no Aeroporto do Recife
A carga estava avaliada em R$ 1 milhão. Passageiro chegou de um voo vindo do Reino Unido
Por Leo Mendes15 ABR - 09H57
Jornalismo - Receita Federal apreendeu 389 canetas de Monjauro no Aeroporto do Recife (Foto: TV Guararapes)A Receita Federal apreendeu, no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, 389 canetas do medicamento Monjaro, avaliado em aproximadamente R$ 1 milhão. O remédio, indicado oficialmente para tratar diabetes tipo 2, tem ganhado notoriedade por seu uso off-label em dietas para emagrecimento. As canetas estavam escondidas na mala de um passageiro que chegou de um voo vindo do Reino Unido e já era monitorado previamente pelas autoridades.
A bagagem foi selecionada para inspeção após passar pelo raio-X, onde foi identificada uma quantidade anormal de itens semelhantes. Sem apresentar receita médica ou nota fiscal, o passageiro teve a mercadoria retida. Segundo a Receita, a importação do Monjaro para fins comerciais não é permitida no Brasil, o que reforça a suspeita de tentativa de comercialização irregular do produto.
O caso agora será analisado sob a perspectiva criminal, e o passageiro poderá responder judicialmente. De acordo com a legislação sanitária, é permitido trazer medicamentos do exterior apenas com prescrição médica e em quantidade compatível com o uso pessoal — um tratamento de seis meses, por exemplo, exige no máximo 24 canetas. A pena de perdimento foi aplicada, e a carga não será devolvida ao passageiro.
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
