Jornalismo
Quadrilha Dona Matuta é reconhecida como Patrimônio Imaterial do Recife
Grupo junino, que completa 19 anos em maio, é o primeiro a receber o título na capital pernambucana
Por Mariane Magno20 MAI - 10H44
Jornalismo - Quadrilha Dona Matuta é reconhecida como Patrimônio Imaterial do Recife (Foto: Marcos Pastich/Divulgação)A Câmara Municipal do Recife aprovou, nesta segunda-feira (19), o Projeto de Lei nº 75/2025, que reconhece oficialmente a quadrilha junina Dona Matuta como Patrimônio Imaterial da cidade. A proposta, de autoria da vereadora Natália de Menudo (PSB), foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares.
Com 19 anos de trajetória, a Dona Matuta se torna a primeira quadrilha junina a receber este reconhecimento na capital pernambucana. Fundada em 2006, a quadrilha é um dos principais nomes do cenário junino do Estado, com destaque para os cinco títulos conquistados no concurso promovido anualmente pela TV Globo em Pernambuco.
“Reconhecer a Dona Matuta como patrimônio é fazer justiça cultural. É valorizar as comunidades e as periferias que produzem arte com excelência, paixão e identidade. Essa quadrilha é um símbolo vivo da cultura popular recifense”, destacou a vereadora Natália de Menudo durante a sessão.
O reconhecimento oficial chega em um momento especial para o grupo, que celebra 19 anos de fundação em maio. Para Vanbaster Oliveira, diretor de comunicação e marketing da Dona Matuta, o título reforça a importância da trajetória construída ao longo dos anos.
“Receber esse título é o maior presente que poderíamos ter neste mês de aniversário. Ele fortalece nossa história e valoriza todo o esforço dedicado à manutenção da cultura junina”, afirmou.
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
