Jornalismo
Primeira morte por Febre do Oropouche em adulto é confirmada em Pernambuco
A vítima foi uma idosa de 71 anos, moradora do Recife
Por Jackson Rafi10 ABR - 13H56
Jornalismo - Primeira morte por Febre do Oropouche em adulto é confirmada em Pernambuco (Foto: )A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou nesta quarta-feira (9) o primeiro caso de morte por Febre do Oropouche em uma pessoa adulta. A vítima foi uma idosa de 71 anos, moradora do Recife, que tinha diabetes e hipertensão.
A doença é transmitida por mosquitos, principalmente pelo maruim, e costuma ter sintomas parecidos com outras arboviroses, como dengue e chikungunya. Ainda não há tratamento para a Febre do Oropouche e entre os sinais estão náusea, diarreia e dor de cabeça, muscular e nas articulações.
De acordo com a SES, foi preciso cerca de quatro meses de investigação para que houvesse evidências suficientes da causa da morte. O caso passou por um comitê de especialistas, devido à raridade de casos similares no Brasil.
O estado de Pernambuco já registrou desde maio de 2024 mais de 100 casos da doença, distribuídos em 32 municípios, incluindo Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda.
Embora as circunstâncias específicas do contágio da vítima não tenham sido divulgadas, a SES reforça a necessidade de adotar medidas preventivas como uso de repelentes e a eliminação de criadouros de mosquitos para conter a propagação da doença.
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
