Jornalismo
PRF apreende 885 pássaros silvestres e 18 jabutis transportados ilegalmente em carro popular no Agreste de Pernambuco
Animais estavam presos em gaiolas e caixas de papelão dentro de um Fiat Uno; muitos já haviam morrido durante o trajeto.
Por Yasmin Santos17 NOV - 14H47
Jornalismo - PRF apreende 885 pássaros silvestres e 18 jabutis transportados ilegalmente em carro popular no Agreste de Pernambuco (Foto: Reprodução)Uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-423, em Garanhuns, Agreste de Pernambuco, resultou na apreensão de 885 pássaros silvestres e 18 jabutis que eram transportados de forma ilegal e em condições extremamente precárias dentro de um Fiat Uno. A abordagem aconteceu no quilômetro 100 da rodovia, quando os policiais pararam o veículo conduzido apenas por um homem de 28 anos.
Segundo a PRF, ao abrir o porta-malas e o interior do carro, os agentes encontraram diversas gaiolas apertadas e caixas de papelão com os animais empilhados. Muitos já estavam mortos devido ao calor, à falta de ventilação e ao espaço insuficiente. Para os policiais, a cena foi descrita como “desumana e chocante”.
Animais seriam revendidos em Caruaru
O motorista informou que comprou os animais na cidade de Ouro Branco (AL) e pretendia revendê-los em Caruaru (PE) — um percurso de mais de 200 km. Os animais estavam sem água, sem alimentação e expostos à alta temperatura do veículo durante todo o trajeto.
Entre as espécies apreendidas, estavam:
-
400 galos-de-campina
-
290 papa-capins
-
58 tico-ticos
-
49 azulões
-
Além de outros tipos de aves e os 18 jabutis
Todos estavam sem autorização de transporte e longe dos cuidados adequados.
Motorista já havia sido detido pelo mesmo crime
O condutor, segundo a polícia, já tinha outras passagens por crimes ambientais. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde responderá novamente por tráfico de animais silvestres.
Animais serão cuidados e devolvidos à natureza
Os animais apreendidos foram levados para o Ibama e para a CPRH, onde passarão por avaliação veterinária e reabilitação. Após os cuidados, a expectativa é que sejam devolvidos ao habitat natural.
A PRF reforça que o tráfico de animais silvestres segue sendo um dos crimes ambientais mais recorrentes no Nordeste e causa grande impacto na biodiversidade.
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
