Jornalismo
Prazo para contestar descontos indevidos no INSS é prorrogado até fevereiro de 2026
Mais de seis milhões de aposentados e pensionistas podem pedir ressarcimento
Por Leo Mendes12 NOV - 10H31
Jornalismo - Prazo para contestar descontos indevidos no INSS é prorrogado até fevereiro de 2026 (Foto: )Aposentados e pensionistas do INSS ganharam mais tempo para contestar descontos indevidos realizados nos benefícios entre 2019 e 2020. O prazo, que terminaria neste mês, foi prorrogado até 14 de fevereiro de 2026. Segundo o Instituto, mais de 6 milhões de pessoas ainda aguardam a devolução dos valores, e 7,4% dos beneficiários já aderiram ao acordo com o Governo Federal, devendo receber em breve o ressarcimento.
Entre os casos registrados estão descontos mensais que, embora parecessem pequenos, impactaram significativamente a renda de aposentados que vivem com um salário mínimo. “Durante esses anos todos, eu só recebia mil reais para fazer tudo”, relatou uma beneficiária.
O advogado previdenciário ouvido pela reportagem orienta que os segurados façam a contestação exclusivamente pelos canais oficiais — como o aplicativo Meu INSS ou presencialmente nos Correios e alerta para o aumento de golpes virtuais.
“Tem gente aplicando o golpe do golpe. Assim que o aposentado faz a contestação, golpistas ligam fingindo ser do INSS e pedem dados bancários ou uma videochamada para capturar o rosto e aplicar fraudes em nome da vítima”, explica.
O especialista reforça que o INSS não faz ligações nem solicita dados pessoais por telefone ou aplicativos de mensagem. Todas as etapas devem ser realizadas dentro do Meu INSS ou nas agências autorizadas.
De acordo com relatório do governo, mais de 3,7 milhões de aposentados e pensionistas já foram ressarcidos. Para os que ainda não contestaram, a orientação é acessar o aplicativo, preencher o formulário de revisão e acompanhar o andamento pela própria plataforma.
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
