Jornalismo
Pernambuco ganha centro de inovação e tecnologia para impulsionar a indústria nacional
Além da infraestrutura física, o espaço contará com visitas virtuais e ferramentas de IA para acompanhar em tempo real o desenvolvimento das inovações.
Por Rebecca Lilith20 OUT - 09H52
Jornalismo - Pernambuco ganha centro de inovação e tecnologia para impulsionar a indústria nacional (Foto: Fábio Rodrigues )O estado de Pernambuco passa a contar, a partir desta segunda-feira (20), com um novo espaço dedicado à inovação e ao desenvolvimento tecnológico da indústria. O Senai Park, inaugurado em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, funcionará como um berçário de projetos voltados à produtividade e à modernização do setor industrial.
Instalado em uma área de 1,4 hectare — o equivalente a quase um campo e meio de futebol, o centro é dividido em módulos e está localizado próximo à Refinaria Abreu e Lima e ao Porto de Suape, dois polos estratégicos para a economia do Nordeste.
O novo espaço permitirá que empresas criem plantas-piloto, ou seja, minifábricas experimentais voltadas para testes e desenvolvimento de produtos, processos e tecnologias. A ideia é facilitar a aplicação prática de soluções inovadoras antes de sua adoção em larga escala.
Segundo o diretor de Inovação e Tecnologia do Senai-PE, Oziel Alves, o objetivo é preparar as indústrias para o que ele chama de “indústria do futuro”.
“O grande propósito é desenvolver novas tecnologias, colocá-las no mercado, levar para um cenário real industrial, para que possamos efetivamente mostrar essas tecnologias em operação”, destacou.
A chamada indústria 4.0 é caracterizada pelo uso de tecnologias digitais, como inteligência artificial (IA), internet das coisas, gêmeos digitais, impressão 3D e realidade aumentada.
Para a diretora regional do Senai, Camila Barreto, o Senai Park servirá como um elo entre empresas, universidades e institutos de pesquisa, promovendo a integração e o compartilhamento de conhecimento.
“O centro de inovação é um elemento de integração em torno de soluções para desafios concretos da indústria”, explicou.
Além da infraestrutura física, o espaço contará com visitas virtuais e ferramentas de IA para acompanhar em tempo real o desenvolvimento das inovações.
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
