Jornalismo
No Grande Recife, 328 pessoas morreram em tiroteios e disparos de arma de fogo em 2025
No mês de abril, duas crianças foram atingidas por bala perdida, uma delas não resistiu
Por Jackson Rafi30 ABR - 15H36
Jornalismo - No Grande Recife, 328 pessoas morreram em tiroteios e disparos de arma de fogo em 2025 (Foto: Marcos Pastich/PCR)Um relatório publicado pelo Instituto Fogo Cruzado revelou que, ao menos, 13 pessoas foram atingidas por balas perdidas no Grande Recife durante o mês de março de 2025. Entre as vítimas, uma morreu e 12 ficaram feridas, o número registrado é 225% maior que o mesmo período de 2024, quando houve quatro vítimas, das quais três morreram e uma ficou ferida.
Ana Maria Franca, cientista social e coordenadora do Instituto Fogo Cruzado em Pernambuco, destacou que o maior número de vítimas foi durante o período de Carnaval. “A violência armada em espaços de lazer transforma locais de convivência em cenários de medo e insegurança. Esse tipo de violência tanto coloca as pessoas em risco como afeta a confiança e a sensação de segurança da população, limitando seu direito ao lazer”, comentou Ana.
Entre janeiro e março de 2025, a região metropolitana do Recife registrou 328 mortes e 112 feridos em tiroteios e disparos de arma de fogo. Comparando com o mesmo período de 2024, houveram 424 vítimas fatais e 177 pessoas ficaram feridas, uma redução de 23% no número de mortos e um aumento de 37% de feridos.
CASOS
Na noite do dia 12 de abril, uma menina de apenas três anos foi atingida na cabeça por uma bala perdida no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife. Helen Santos de Souza estava prestes a completar quatro anos e celebrava com sua família quando foi atingida. Os disparos teriam sido efetuados por um grupo armado que visava um rival na região.

Em menos de 24 horas, outra criança foi atingida por uma bala perdida após um tiroteio em uma casa de festas no bairro de Aguazinha, em Olinda. Kevin Raoni Alves do Carmo, de sete anos, foi atingido na região do braço. Na ocasião, duas pessoas foram mortas: Yasmine Tifane da Silva, de 24 anos, e Arthur Gomes de Melo, de 26 anos, que seria o alvo dos criminosos.
ESTATÍSTICAS
Entre os municípios mapeados pelo Fogo Cruzado, a capital pernambucana foi a mais afetada pela violência armada no mês de março, registrando 55 tiroteios, 41 mortos e 14 feridos. Seguido de Jaboatão dos Guararapes, onde foram mapeados 17 tiroteios, 18 mortos e 1 ferido
Outros municípios mapeados estão: Olinda, com 13 tiroteios, 6 mortos e 12 feridos, Cabo de Santo Agostinho, com 12 tiroteios, 12 mortos e 1 ferido e Paulista, com 7 tiroteios, 3 mortos e 4 feridos
Dos 101 mortos na Região Metropolitana, 94 eram homens, desses, seis eram mulheres e uma vítima não teve o gênero revelado. Entre os 101 mortos na região metropolitana em março, 68 eram negros, sete eram brancos e 26 não tiveram a cor/raça revelada.

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL
Procurada pela TV Guararapes, a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou por meio de nota que houve uma redução de 20% em homicídios por arma de fogo no primeiro trimestre de 2025, registrados 652 mortes, em comparação ao mesmo período de 2024, onde foram registrados 809.
A secretaria também informou que as tentativas de homicídio também caíram no período, passando de 424 casos nos três primeiros meses de 2024 para 376 em 2025, o que representa uma queda de 11,32%.
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
