Jornalismo
Morre Mãe Elda de Oxossi, aos 76 anos
Sepultamento acontece nesta terça-feira (13)
Por Mariane Magno13 MAI - 09H21
Jornalismo - Morre Mãe Elda de Oxossi, aos 76 anos (Foto: Reprodução/Internet)A Yalorixá Elda Viana, conhecida como Mãe Elda de Oxossi, faleceu na tarde desta segunda-feira (12), aos 76 anos.
No terreiro que liderava, transmitia os ensinamentos e fundamentos do candomblé. Além de sua atuação religiosa como Yalorixá, foi também alfabetizadora e conselheira comunitária. Seu espaço era também um centro de resistência e formação: promovia atividades educativas, rodas de diálogo e ações voltadas ao fortalecimento da presença negra nos espaços públicos e culturais do Recife.
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio de nota, manifestou profundo pesar e solidariedade aos familiares e amigos da sacerdotisa. “Seu legado permanecerá como inspiração para todos aqueles que defendem os direitos humanos”, destacou o comunicado.
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, também lamentou a perda de Mãe Elda Ivo Viana, da Nação do Maracatu Porto Rico. “Ela se consagrou rainha no território sagrado das tradições e celebrações culturais e musicais de matriz africana. Mãe Elda deixa fincadas e florescidas as raízes de seu povo, sua fé e suas festas entre as alegrias e histórias mais recifenses.”
O velório aconteceu nesta segunda-feira, na sede da Nação Porto Rico — terreiro que ela liderava como matriarca e guia espiritual. O sepultamento está marcado para esta terça-feira (13), no Cemitério de Santo Amaro.
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
