Jornalismo
Interação com pôneis ajuda no desenvolvimento emocional e cognitivo de crianças em Araçoiaba
Terapia assistida por animais tem contribuído para reduzir ansiedade e depressão infantil
Por Leo Mendes13 OUT - 12H40
Jornalismo - Interação com pôneis ajuda no desenvolvimento emocional e cognitivo de crianças em Araçoiaba (Foto: )Na cidade de Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife, o contato entre crianças e pôneis vem transformando vidas. Durante a primeira Cavalgada da Humildade e a Missa do Vaqueiro, o programa Notícias do Campo acompanhou uma experiência que une afeto, saúde e bem-estar: a Terapia Assistida por Animais (TAA).
A prática utiliza animais dóceis e treinados — como os mini pôneis, que não ultrapassam 1,5 metro de altura — para promover melhorias físicas e psicológicas em crianças e adultos. A pedagoga e estudante de psicologia Silvia Lacerda explica que o contato com os animais ajuda a reduzir a ansiedade, estimular a cognição e favorecer o convívio social. “A partir dos dois anos de idade, qualquer criança pode participar da terapia, desde que não haja contraindicações. As que têm deficiência ou necessidades especiais costumam apresentar respostas ainda mais positivas”, destaca.
O criador Marcos Lacerda, idealizador da fazendinha terapêutica, descobriu os benefícios da convivência com os pôneis durante o próprio processo de recuperação da depressão. “Depois que comecei a cuidar desses animais, minha saúde mental melhorou muito. Decidi transformar essa experiência em algo que pudesse ajudar outras pessoas, especialmente as crianças”, conta.
Hoje, Marcos e Silvia mantêm um espaço com 25 mini animais, entre pôneis, cabritinhos e outros bichos, e já beneficiaram mais de 2 mil crianças ao longo de oito anos de trabalho. Para eles, o retorno é duplo: cuidar da própria saúde e contribuir para o desenvolvimento emocional de outras pessoas.
Além de serem instrumentos terapêuticos, os pôneis chamam a atenção pela beleza e simpatia são adornados com laços, arreios e sela especial para tornar o momento ainda mais lúdico. “Quando estão em contato com os animais, as crianças se acalmam, aprendem a cuidar, a respeitar e a se conectar com a natureza”, resume Silvia.
A Terapia Assistida por Animais, que surgiu há mais de 60 anos, vem ganhando espaço em Pernambuco e em várias regiões do Brasil como uma ferramenta eficaz de apoio emocional, inclusão social e educação afetiva — mostrando que, às vezes, o melhor remédio vem com quatro patas e um olhar carinhoso.
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
