Jornalismo
HEMOPE faz campanha para incentivar novos cadastros de doadores de medula óssea
cadastro é simples e pode ser feito em todo o estado
Por Leo Mendes07 NOV - 11H38
Jornalismo - HEMOPE faz campanha para incentivar novos cadastros de doadores de medula óssea (Foto: )O Hemope iniciou uma nova campanha para incentivar o cadastro de doadores de medula óssea em Pernambuco. A ação acontece na sede do órgão, no Derby, e em todas as unidades do interior, com o objetivo de aumentar o número de voluntários no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).
Segundo Josiete Tavares, coordenadora do cadastro de medula no Hemope, o número de registros vem caindo nas últimas semanas, enquanto cresce a quantidade de pacientes à espera de um transplante. “Atualmente, temos 1.113 pacientes na fila em Pernambuco, e a chance de compatibilidade é de um para cada 100 mil pessoas. Esse doador pode estar em qualquer lugar do mundo”, destacou.
O processo de cadastro é rápido e gratuito. Basta comparecer ao Hemope, preencher uma ficha e doar uma amostra de 5 ml de sangue para análise do perfil genético (HLA). Podem se cadastrar voluntários com idade entre 18 e 35 anos, em boas condições de saúde.
Josiete reforça o apelo: “Fazer o cadastro é um ato de solidariedade. Você pode ser a esperança de vida para alguém que está aguardando um transplante”.
O Hemope lembra que todas as informações estão disponíveis nas unidades do Hemope Recife e nas hemorredes regionais, além do site oficial e redes sociais da instituição.
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
