Jornalismo
Governo Federal sanciona lei que restringe uso de celulares nas escolas
O uso dos aparelhos só será permitido em casos de necessidades pedagógicas, perigo ou força maior
Por Jackson Rafi14 JAN - 15H33
Jornalismo - Governo Federal sanciona lei que restringe uso de celulares nas escolas (Foto: )Foi sancionado nesta segunda (13) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei nº 15.100/2025, que busca regulamentar a utilização de aparelhos eletrônicos portáteis, incluindo celulares, por estudantes nos estabelecimentos de ensino público e privado da educação básica.
Segundo o governo, a medida visa salvaguardar a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes, promovendo um ambiente escolar mais saudável e equilibrado.
“O objetivo da lei não é proibir o uso de celulares, mas proteger nossas crianças e adolescentes por meio da restrição a esses aparelhos”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana.
“O celular só poderá ser utilizado nas salas de aula para fins pedagógicos e com orientação dos professores. Também não será permitido durante os intervalos, com a finalidade de estimular e fortalecer a integração entre os alunos. Nossos jovens têm muito acesso à internet e a aparelhos próprios, o que atrapalha no sono, na interação social e na concentração, por isso essa lei é tão importante’’, completou.

De acordo com a Lei nº 15.100/2025, o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais é vedado durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. A vedação não se aplica ao uso pedagógico desses dispositivos.
As exceções são permitidas apenas para casos de necessidade, perigo ou força maior. A lei também assegura o uso desses dispositivos para fins de acessibilidade, inclusão, condições de saúde ou garantia de direitos fundamentais.
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
