Jornalismo
Geração de Negócios: Tatuagem como renda e arte, conheça a história de Heduardo
Acompanhe a série de reportagens especiais sobre empreendedorismo jovem no Jornal Guararapes
Por Jackson Rafi03 JUL - 15H09
Jornalismo - Geração de Negócios: Tatuagem como renda e arte, conheça a história de Heduardo (Foto: )O Brasil figura entre os dez países com maior número de pessoas tatuadas no mundo. Seja por estilo, admiração pela arte ou para eternizar mensagens e sentimentos na pele, a tatuagem se consolidou como uma forma de expressão pessoal e também como uma oportunidade de negócio.
De acordo com o Sebrae, o mercado de tatuagem vem se desenvolvendo no cenário brasileiro. Apenas no primeiro trimestre de 2023, o setor registrou um crescimento de 35% e contabilizou a abertura de mais de dois mil estúdios em todo o país.
A área também é vista como um meio de jovens criativos fazerem carreira e buscarem autonomia. É o caso de Heduardo Melo, de 24 anos, que há cinco anos vem traçando seu caminho nesse mercado.
“Eu comecei com a tatuagem na faculdade, quando fazia o curso de Design. Foi lá que conheci um dos meus amigos que me ensinou a tatuar. Lembro que, na época, eu estava precisando de grana e perguntei o que era necessário para começar”, compartilhou Hedu.
Heduardo conta que começou de forma informal, com treinos, estudos, usava os amigos como primeiros modelos e realizava atendimentos a domicílio. “Comecei tatuando uns amigos em casa, fazendo a domicílio. Depois de quase três anos de carreira, fui procurar um estúdio para trabalhar, ser fixo e ter uma coisa mais certa.”, comenta.
Hoje, o jovem trabalha em um estúdio coworking localizado no bairro das Graças, um espaço corporativo que abriga diferentes empresas. “Basicamente a gente tem 11 microempresas aqui dentro, que são vários tatuadores fixos da casa. A gente paga uma mensalidade, que é usada para cobrir coisas relacionadas a manutenção do espaço e materiais que o próprio estúdio oferecem para a gente”
Mesmo com a liberdade e os benefícios de ser autônomo, ele reconhece que o caminho empreendedor exige planejamento e resiliência.“A grande coisa do autônomo é entender que existem momentos e momentos, como em qualquer outra empresa. Mas o importante é continuar investindo e não perder a visão, o foco.”
O QUE DIZ O SEBRAE?
O estúdio de tatuagem é uma empresa prestadora de serviços. Um comércio que funciona de forma semelhante a cabeleireiros, esteticistas e espaços para massagem. Todos os empreendimentos citados precisam de licença para funcionamento, o devido registro de empresa com nome dos sócios, na prefeitura, vigilância sanitária, e com isso será possível trabalhar sem qualquer problema com a lei.
Lembre-se que será oferecido ao cliente um produto com qualidade, higiene, segurança, e por isso o Estúdio de Tatuagem deve apresentar, logo que o cliente entre, essa visão e confiança para ele.
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
