Jornalismo
Geração de Negócios: De vendedor de água a dono de barbearia, conheça a história de Sérgio
Acompanhe a série de reportagens especiais sobre empreendedorismo jovem no Jornal Guararapes
Por Jackson Rafi01 JUL - 13H11
Jornalismo - Geração de Negócios: De vendedor de água a dono de barbearia, conheça a história de Sérgio (Foto: )Nos últimos anos, o Brasil apresentou uma movimentação significativa no cenário do empreendedorismo jovem. Dados do Sebrae revelam que o número de pessoas com idade entre 18 e 29 anos à frente de seus próprios negócios cresceu 25%, alcançando, em 2024, o maior faturamento da série histórica.
Segundo o levantamento com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), o país passou de 3,9 milhões de jovens empreendedores em 2012 para 4,9 milhões no final de 2024.
Entre os setores que têm se destacado nesse movimento está o de barbearia, um espaço que vai além do corte de cabelo e da barba e que representa estilo, identidade e, cada vez mais, oportunidade de negócios.
Um exemplo é o de Sérgio Ricardo, de 26 anos, morador de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Ele começou a cortar cabelo ainda adolescente, como um hobby entre amigos da comunidade onde mora. O que era passatempo virou profissão!
“Eu nunca pensei, nunca cresci pensando em me tornar um barbeiro. Eu trabalhava vendendo água, só que eu estava gostando de cortar cabelo e como eu venho de uma comunidade periférica, sempre tinha gente na rua e com isso a demanda do cabelo ia aumentando”, conta Sérgio, que hoje comanda sua própria barbearia.

O momento de virada foi quando a barbearia passou a render mais que o antigo trabalho informal. “Minha maior fonte de renda era a água mineral e como a demanda da barbearia estava aumentando, a água mineral passou a não ser mais minha principal fonte de renda. Quando percebi que não conseguia mais conciliar as duas coisas, decidi cair de dentro na profissão”, comenta.
Sergio, também conhecido entre amigos e familiares como Brown, está na profissão a cerca de 8 anos, fala sobre os desafios de ser um empreendedor. “Empreender para mim é algo muito desafiador, mas eu gosto muito desse lado empresarial. É algo que a gente sempre vem tentando melhorar, buscando cursos online ou presencial. Venho sempre tentando buscar conhecimento nessa área para a gente ter sucesso.”
O QUE DIZ O SEBRAE?
Abrir uma barbearia vai além da técnica de cortar cabelo. É preciso pensar o negócio como um todo. O Sebrae destaca que o conhecimento prático é essencial, mas outros pontos também fazem a diferença:
O conhecimento do negócio é fundamental, mas é necessário também se pensar no propósito, nos valores, no público-alvo e no ambiente de negócios para se fazer a modelagem física e digital deste espaço de beleza.
Isto naturalmente envolverá escolhas como: escolha do ponto comercial, definição do porte do negócio, posicionamento de marca, menu de serviços oferecidos, equipe, qualificação e competências dos colaboradores e profissionais a serem contratados e toda infraestrutura e investimentos necessários à montagem deste empreendimento.
Para um planejamento mais detalhado da abertura deste tipo de negócio é importante se preparar. Para isto, o futuro empreendedor pode entrar em contato com o Sebrae da sua região, que vai poder lhe ajudar em relação ao planejamento do negócio e estratégias de curto, médio e de longo prazo, além de trazer informações relevantes sobre gestão.
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