Jornalismo
Gás do Povo: entenda como será a retirada gratuita de botijões pelo programa
A região nordeste concentra o maior número de famílias contempladas, com cerca de 7,1 milhões
Por Jackson Rafi18 SET - 18H41
Jornalismo - Gás do Povo: entenda como será a retirada gratuita de botijões pelo programa (Foto: )O presidente Lula anunciou no dia 4 de setembro o lançamento do programa ‘Gás do Povo’, uma iniciativa que visa garantir botijões de gás gratuito para 15,5 milhões de famílias, beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas em todo o Brasil.
Com a aplicação do novo programa cada família vai retirar diretamente o botijão de gás nas revendedoras credenciadas pelo Governo do Brasil, em vez do benefício em dinheiro. A mudança tem como objetivo aumentar a eficiência, a transparência e o controle da política pública.
“Todo mundo tem que ter direito a comer e, para isso, precisa ter direito ao alimento e depois ao gás para cozinhar. É por isso que estamos tentando mostrar que o que falta nesse país não é dinheiro, é tratar o povo com o respeito e a decência que o povo brasileiro precisa”, enfatizou o presidente Lula.
A distribuição está prevista para começar entre outubro e novembro deste ano e será gradual até março de 2026. O benefício contemplará as famílias inscritas no Cadastro Único, com renda per capita de até meio salário mínimo, com prioridade para quem recebe o Bolsa Família. Quem recebe o Auxílio Gás continuará recebendo o valor do benefício enquanto a migração estiver em andamento.
RETIRADA
O beneficiário poderá ir até o ponto de revenda mais próximo de sua residência, apresentar o vale eletrônico disponibilizado por meio do aplicativo Gás do Povo, operacionalizado pelo MDS, e retirar o botijão de gás.
Além do acesso pelo aplicativo, a retirada do botijão também poderá ser feita com o cartão do próprio programa, por meio de vale impresso a ser retirado nas agências da Caixa Econômica Federal ou em lotéricas, ou com o cartão do Bolsa Família.
RETIRADA POR FAMÍLIA
Segundo o governo, serão distribuídos até seis botijões por família, a depender do número de moradores de cada casa. Cada vale terá validade de 4 meses.
Famílias com 2 integrantes: Receberão até 3 botijões por ano.
Famílias com 3 integrantes: Receberão até 4 botijões por ano.
Famílias com 4 ou mais integrantes: Receberão até 6 botijões por ano.
Região Nordeste concentra o maior número de famílias contempladas. A estimativa é de que mais de 7,1 milhões de famílias nordestinas sejam atendidas. Na sequência aparecem Sudeste (4,4 milhões), Norte (2,1 milhões), Sul (1,1 milhão) e Centro-Oeste (889 mil).
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
