Jornalismo
Exportações de frutas do Vale do São Francisco ganham novo fôlego com fim da tarifa nos EUA
manga, melão, mamão e melancia lideram retomada
Por Leo Mendes01 DEZ - 11H15
Jornalismo - Exportações de frutas do Vale do São Francisco ganham novo fôlego com fim da tarifa nos EUA (Foto: )A recente decisão dos Estados Unidos de retirar a tarifa de 40% sobre a importação de frutas brasileiras representa uma vitória significativa para os produtores do Vale do São Francisco, especialmente os exportadores de manga, melão, melancia e mamão. A medida, publicada pela Casa Branca, promete reaquecer as exportações e devolver competitividade ao setor no mercado norte-americano.
Antes da taxação, os produtores da região exportavam cerca de 253 mil toneladas de manga por ano, gerando aproximadamente US$ 348 milhões — cerca de R$ 900 milhões. A imposição da tarifa representou um golpe duro para os agricultores, que enfrentaram três meses de perdas econômicas, incertezas e mobilizações políticas para reverter a decisão.
Com a suspensão definitiva da sobretaxa inicialmente reduzida em 10% e agora zerada os exportadores celebram o que consideram uma grande conquista. “É uma vitória enorme, de muita luta, para que nossas frutas cheguem aos Estados Unidos com qualidade, sustentabilidade e o sabor que o mundo merece”, afirmou um produtor local, emocionado com o anúncio.
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
