Jornalismo
Chuvas no Recife: Prefeitura interdita 94 imóveis em áreas de risco
Ao todo, 26 famílias solicitaram apoio logístico para deixarem suas residências
Por Mariane Magno19 MAI - 09H37
Jornalismo - Chuvas no Recife: Prefeitura interdita 94 imóveis em áreas de risco (Foto: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife)Com as fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife desde a última quarta-feira (14), a Prefeitura do Recife interditou 94 imóveis localizados em áreas de risco. As ações de segurança foram concentradas em bairros como Dois Unidos, Barro, Várzea e Ibura, onde o risco de deslizamentos é elevado.
De acordo com a administração municipal, 26 famílias pediram auxílio logístico para deixar suas residências. A prefeitura disponibilizou caminhões, vans e veículos de apoio para facilitar o deslocamento. Equipes técnicas também realizaram o cadastramento das famílias para acesso ao benefício de auxílio-moradia.
Os moradores retirados de áreas vulneráveis, como encostas, estão sendo encaminhados para residências de parentes ou acolhidos em abrigos disponibilizados pelo município. Estão em funcionamento nesta segunda-feira (19) três pontos de acolhimento: o CSU Bidu Krause, no bairro do Totó; o Abrigo Noturno Irmã Dulce dos Pobres, em São José; e o Abrigo Emergencial do Arruda, na Zona Norte. Até o último balanço, 205 pessoas haviam sido recebidas nessas unidades.
A ação de sensibilização e retirada preventiva está sendo coordenada pelo Centro de Operações do Recife (COP), que já realizou 434 visitas domiciliares, alcançando aproximadamente 860 moradores. No domingo (18), as abordagens ocorreram em diversas comunidades, entre elas Córrego do Tiro, Alto do Capitão, Alto do Brasil, Córrego do Caruá, Córrego do Leôncio, Vila Canaã e Jardim Monte Verde.
A força-tarefa do COP é composta por dez equipes multidisciplinares, reunindo profissionais da Defesa Civil, Emlurb, URB, Secretaria de Controle Urbano, Direitos Humanos, além de conselheiros tutelares, psicólogos e agentes da Guarda Municipal.
A Defesa Civil do Recife permanece em plantão 24 horas por dia e pode ser acionada gratuitamente pelos telefones 0800 081 3400 e 3036 4873, ou ainda pelo aplicativo Conecta Recife.
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
