Jornalismo
Bonito enfrenta queda na produção de inhame devido à falta de chuvas
município é um dos principais produtores do tubérculo em Pernambuco
Por Leo Mendes12 AGO - 11H40
Jornalismo - Bonito enfrenta queda na produção de inhame devido à falta de chuvas (Foto: )O município de Bonito, no Agreste de Pernambuco, é referência na produção de inhame — tubérculo rico em cálcio, ferro e vitaminas do complexo B, presente no cardápio pernambucano e cultivado nas variedades da Costa e São Tomé. No entanto, a safra 2024/2025 deve registrar uma redução significativa devido à escassez de chuvas e às altas temperaturas registradas na região.
Na Colônia Japonesa, uma das áreas de cultivo, o agricultor Vanberg, que trabalha com inhame há mais de 25 anos, relata que a colheita será menor que a do ano anterior. Segundo ele, a mudança no clima, agravada pelo desmatamento, tem afetado diretamente o crescimento e o peso ideal das raízes. “A temperatura foi muito alta e isso reduziu nossa expectativa. O tempo seco é bom, mas precisa da chuva no período certo para o inhame se desenvolver”, explicou.
A estimativa é de uma perda entre 10% e 20% na produção. Ainda assim, produtores afirmam que o inhame continua sendo uma cultura promissora, que não exige tantos cuidados técnicos, mas demanda dedicação e condições climáticas favoráveis.
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
