Jornalismo
AVC é uma das principais causas de morte no Brasil, registrando mais de 100 mil óbitos por ano
A doença, tradicionalmente associado a pessoas mais velhas, têm atingido os jovens adultos
Por Jackson Rafi25 ABR - 13H39
Jornalismo - AVC é uma das principais causas de morte no Brasil, registrando mais de 100 mil óbitos por ano (Foto: )Dores de cabeça sem causa aparente, dormência nos membros e dificuldade para fala podem ser sintomas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma doença que ameaça o cérebro de milhões de pessoas e impõe restrições para o resto de suas vidas.
Segundo relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS), o AVC, também conhecido como derrame, é a segunda principal causa de morte no mundo, responsável por cerca de 11% dos óbitos globalmente.
Dados do Portal da Transparência do Centro de Registro Civil (CRC) do Brasil, revelaram que nos últimos anos o AVC foi responsável por mais de 500 mil óbitos no país, o que equivale a cerca de mais de 300 vidas perdidas diariamente.
Até o mês de agosto de 2024, segundo dados dos registros de atestados de óbitos, morreram 50.133 brasileiros por AVC no nosso país.
JOVENS
O acidente vascular cerebral (AVC) é tradicionalmente associado a pessoas mais velhas, mas a doença tem atingido um novo grupo, os jovens adultos. Estudo publicado na revista científica The Lancet Neurology, revelou um aumento de 14,8% de casos de AVC entre pessoas com menos de 70 anos em todo o mundo. No Brasil, de acordo com dados da Rede Brasil AVC, cerca de 18% dos casos ocorrem entre 18 e 45 anos.

CASOS RECENTES
Na última segunda-feira (21), o Vaticano comunicou o falecimento do Papa Francisco por AVC e insuficiência cardíaca. Jorge Mario Bergoglio foi o 266º papa da Igreja Católica e o primeiro latino-americano.
No Recife, o ex-atacante Kuki, um dos maiores ídolos da história do Náutico foi internado no Hospital da Restauração, após sofrer um AVC. O caso aconteceu na noite da segunda (21), menos de 24h após o anúncio do falecimento do Papa.
Nesta quinta (24), a cantora mirim Karen Silva, morreu aos 17 anos vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, que ocorre quando há o rompimento de um vaso sanguíneo, provocando sangramento cerebral.
O QUE É AVC?
Existem dois tipos de AVC: o isquêmico e o hemorrágico. O primeiro, é o mais comum e responsável por mais de 80% dos casos, acontece quando o paciente apresenta uma obstrução da artéria que leva sangue para determinadas regiões do cérebro.
Já o hemorrágico, o paciente tem uma ruptura da artéria, seja por um pico hipertensivo ,seja por um aneurisma cerebral que rompe. Esse tipo de AVC atinge cerca de 20% dos casos, sendo popularmente conhecido como derrame.
Confira a matéria:
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
