Jornalismo
Araçoiaba lança moeda social própria para estimular comércio local
Notas da “Caiana” já circulam na cidade e oferecem descontos em compras
Por Jackson Rafi23 SET - 13H41
Jornalismo - Araçoiaba lança moeda social própria para estimular comércio local (Foto: )O município mais jovem de Pernambuco, com apenas 30 anos de emancipação, Araçoiaba acaba de lançar a primeira moeda social do estado. Batizada de Caiana, a moeda começou a circular neste mês e tem paridade com o real.
As notas variam de 1 a 20 caianas e trazem estampas que remetem à cultura e ao patrimônio local. Diferente do real, a nova moeda só pode ser usada dentro da cidade e oferece vantagens adicionais como descontos que variam de 2% a 6% nas compras feitas com Caianas.
Um supermercado local já aderiu ao projeto, recebendo até uma máquina para validar as cédulas. “Nosso desconto médio chega a 4,5% no geral. A ideia é que a população abrace essa novidade. A gente como comerciante estamos aqui aderindo nosso papel”, afirmou o gerente.
Para os moradores, a novidade já trouxe impacto. Maria, uma das primeiras a receber a moeda, comemorou: “Ganhei 15 caianas e já comprei meu remédio. Achei sensacional”.
A proposta partiu de um empreendedor da região, que observou a saída constante de dinheiro da cidade. “Muitos trabalhadores recebiam aqui, mas gastavam em municípios vizinhos. Araçoiaba tem o terceiro pior PIB per capita de Pernambuco, justamente porque o dinheiro não permanecia na economia local. A Caiana é uma forma de reter esses recursos”, explicou Victor Hazin, também diretor do banco comunitário da cidade.

O projeto contou com apoio do Governo de Pernambuco e do CNPq, que viabilizaram estudos, a criação de tecnologia e a inauguração do Banco Comunitário de Araçoiaba. No local, é possível trocar reais por caianas, além de realizar empréstimos. Transações também podem ser feitas por cartão e aplicativo.
Apesar da inovação, os idealizadores destacam que a Caiana não substitui o real. “O Banco Central já reconhece moedas sociais como políticas de fortalecimento da economia. A Caiana é um meio de troca complementar, que convive com o real”, comentou Victor.
Confira a reportagem completa:
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
