Jornalismo
Após uma longa jornada, Natiruts diz adeus aos palcos com shows extras: "Abraço final"
Banda se apresenta pela última vez em Pernambuco nesta sexta-feira (23)
Por Mariane Magno21 MAI - 19H11
Jornalismo - Após uma longa jornada, Natiruts diz adeus aos palcos com shows extras: "Abraço final" (Foto: Pedro Napolinário)Atendendo uma grande demanda de pedidos, a banda de reggae Natiruts anunciou sessões extras da turnê ‘Leve com Você’, que marca a despedida dos palcos após quase três décadas de trajetória por todo o mundo. Em solo pernambucano, o show final vai acontecer nesta sexta-feira (23), no Classic Hall, em Olinda.
Ao falar sobre a experiência de subir em cada palco pela última vez, o baixista Luís Maurício, integrante desde a primeira formação da banda, compartilhou o cuidado e a intensidade que têm guiado cada apresentação. Segundo ele, a intenção é oferecer ao público um espetáculo completo, que resuma a essência da Natiruts e deixe uma marca duradoura no coração dos fãs:
“O que nos fez estender um pouco essa turnê foram os nossos fãs. Foi uma demanda natural e achamos importante fazer esse fechamento de ciclo da melhor forma possível, dando oportunidade para que as pessoas que não conseguiram estar nos primeiros shows deem esse abraço final na gente”, disse.
“Estamos tentando ser o mais abrangente possível com o nosso repertório, pegando músicas desde o primeiro disco até o último. Vai ser uma apresentação dinâmica e com uma identidade visual também incrível. Esperamos muita energia positiva e, com certeza, será uma grande entrega da nossa parte. Queremos todos felizes e com os corações repletos de amor e alegria. Que guardem o Natiruts para sempre”, completou.

>> APRENDIZADO EM TRINTA ANOS
Após quase três décadas levando arte, mensagens inspiradoras e um ritmo contagiante que atravessou gerações e fronteiras, a Natiruts se despede dos palcos com a serenidade de quem aprendeu muito ao longo da jornada.
Para Luís Maurício, o maior ensinamento foi a resiliência. “Aprendemos que trabalhar com música é desafiador e que o sucesso é efêmero. Por isso, sempre focamos na arte, na essência da música — independentemente do mercado, das críticas e até mesmo do público. O mais importante foi dar o nosso melhor, com a consciência de que tudo na vida passa. Quando se está no auge, é preciso saber que isso é temporário. E, quando se enfrenta momentos difíceis, é essencial lembrar que isso também vai passar. Levamos essa lição para além dos palcos, para a vida.”
>> MARATONA DE SHOWS
A agenda da banda segue intensa e repleta de compromissos. Após a finalização das apresentações no Brasil, o grupo ainda terá muito caminho a percorrer — inclusive fora do país.
“Eu gostei do termo de maratona, pois os últimos meses realmente têm sido bem puxados e desgastantes. Após a apresentação em Pernambuco, temos ainda dois meses de turnê aqui no Brasil [...] são quase vinte shows para entregar. Finalizando, descansaremos um pouco e vamos partir para uma turnê internacional prevista para o primeiro semestre de 2026”.
>> PLANOS FUTUROS
Luís afirma que o momento é de desacelerar, se reconectar com a vida fora dos palcos e explorar outros caminhos — inclusive fora do universo musical:
"A ideia, neste primeiro momento, é descansar, estar mais próximo da família e aproveitar outras coisas da vida que ficaram em segundo plano. Quero desenvolver novos projetos, não necessariamente ligados à música. Claro, a música mora no meu coração e vai me acompanhar sempre, mas sinto vontade de respirar novos ares, sair um pouco da bolha do mundo artístico e buscar experiências diferentes. Esse é o meu foco agora.”
Quando o assunto é continuar lançando músicas, Luís destaca a força criativa do parceiro Alexandre Carlo, vocalista da banda:
“O Alexandre, com certeza, vai seguir compondo. Ele é uma verdadeira máquina de criação, um dos maiores compositores da nossa geração, e continua lançando músicas lindas. Da minha parte, algumas canções que escrevi estão sendo gravadas por outros artistas, e pretendo continuar contribuindo dessa forma. Mas, como Natiruts, acredito que estamos encerrando esse ciclo de lançamentos inéditos. Deixamos um legado gigante — são muitos discos, muitas músicas e uma história que vai continuar viva no coração das pessoas. Agora é hora de celebrar esse caminho com gratidão e seguir em frente.”
>> RECADO PARA O FÃS
Em meio aos aplausos e à emoção de uma despedida que atravessa palcos e corações, a Natiruts se despede com o coração cheio de gratidão. A banda reflete sobre as passagens pelos pequenos palcos do Brasil aos grandes estádios do mundo — sempre impulsionadas pelo carinho incondicional dos fãs. Com a voz embargada pela emoção, Luís Maurício deixa um último recado de amor, reconhecimento e missão cumprida:
“O que eu mais queria dizer é: gratidão. Muito obrigado por esses quase 30 anos de apoio incondicional à nossa banda. A Natiruts foi construída pelo público, não pela mídia. Temos muito orgulho da nossa caminhada ter sido feita no palco, ao vivo, com cada show ajudando a escrever essa história. Fomos abraçados em tantos lugares do mundo, e isso nunca será esquecido. Em especial, deixo um carinho enorme por Recife, uma cidade que transborda cultura e nos inspira com tantos artistas incríveis. Nosso recado é de gratidão eterna. Continuem curtindo esse legado que construímos com tanto amor.”
Ao falar sobre o fim desse ciclo, ele revela uma mistura de surpresa, plenitude e orgulho:
“Estamos com a sensação de dever cumprido — e, mais do que isso, de termos ido muito além do propomos. Nunca pensamos que chegaríamos tão longe, fazendo turnês internacionais, conhecendo tantas culturas, lotando casas de shows pelo mundo. E agora, nessa turnê de despedida, lotamos estádios de futebol — algo que eu só via bandas internacionais fazendo. Em São Paulo, por exemplo, fizemos quatro shows no Allianz Parque com casa cheia — e ainda vamos fazer mais dois. Só temos a agradecer a Deus, às nossas famílias, amigos, todos que sempre estiveram ao nosso lado, e, principalmente, ao nosso público. Sem vocês, nada disso teria sido possível. Muito obrigado, de coração. Valeu.”
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
