Jornalismo
A cada 10 minutos uma mulher foi morta em 2023 em todo mundo, revela dados da ONU
No brasil o número de feminicídios aumentou no último ano, chegando a 1.467 vítimas
Por Jackson Rafi20 DEZ - 14H19
Jornalismo - A cada 10 minutos uma mulher foi morta em 2023 em todo mundo, revela dados da ONU (Foto: )De acordo com o último Anuário da ONU Mulheres, apenas no ano de 2023, cerca de 85 mil pessoas do gênero feminino foram mortas intencionalmente em todo o mundo. Representando um assassinato a cada 10 minutos, onde 60% foram vítimas de companheiros ou pessoas relacionadas à família.
No Brasil, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, o número de feminicídios no último ano aumentou no país, chegando a 1.467 vítimas, onde 90% dos casos foram cometidos por um homem.
Ainda de acordo com o anuário, as mulheres negras são as principais vítimas das violências direcionadas ao gênero feminino no país, somando 66,9% dos casos registrados. No que se refere à idade, 71,1% têm entre 18 e 44 anos.
PERNAMBUCO
Dados do relatório Elas Vivem: liberdade de ser e viver, da Rede de Observatórios da Segurança apontam que no ano de 2023, mais de 90 mulheres foram vítimas de feminicídio em Pernambuco.
O relatório, que monitora ao todo oito estados, também aponta que no nordeste, o estado ocupa o primeiro lugar no número de casos de feminicídio, e a capital pernambucana liderou na quantidade de feminicídios, com 10 registros.
O estado também teve o maior número de vítimas mortas com armas de fogo na região: 28 casos.
INSEGURANÇA
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Patrícia Galvão e pelo Instituto Locomotiva, mostrou que 84% das mulheres que se deslocam pelo Recife se sentem inseguras durante o trajeto pela cidade, e que 63% já sofreram alguma violência durante o deslocamento.
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
