Entretenimento
Um sábado em 30, clássico Pernambucano, aporta no Teatro Barreto Júnior neste final de semana.
Em sua quarta apresentação consecutiva, o espetáculo se apresenta às 19h
Por Abel Santos18 AGO - 18H31
 Entretenimento - Um sábado em 30, clássico Pernambucano, aporta no Teatro Barreto Júnior neste final de semana. (Foto: Fernando Marques)Uma obra controversa que despertou a admiração e a desconfiança de críticos. Nascida sob o signo da memória e da saudade, segundo seu próprio autor, foi uma tentativa de reencontrar a gente de sua terra, e por isso mesmo terminou sendo qualificada por muitos de seus contemporâneos como etnográfica, saudosista e autobiográfica, sem que se ressaltassem devidamente suas qualidades estéticas. Da memória à ficção. Do voltar-se ao passado à descoberta de sua alteridade. Este é o itinerário marinho; este é nosso percurso em busca de sua ficcionalidade.
Encenada por décadas pelo TAP – Teatro de Amadores de Pernambuco, sendo um grande sucesso de público e crítica, a peça está de volta com a produção do Grupo Teatro de Raízes de Pernambuco e Capibaribe Produções. Agora, em uma nova e emocionante montagem dirigida pelo talentoso Roberto Oliveira, o espetáculo retorna aos palcos reunindo grandes nomes como Renato Phaelante, Clenira Melo, Isa Fernandes e Ivanildo Silva, além de novos talentos do grupo TRP – Teatro Raízes de Pernambuco, um novo grupo de talentos que reforça a atualidade e potência da narrativa, mas jamais deixando de seguir o brilhante texto de Luiz Marinho.
“A peça, é certamente um marco na dramaturgia pernambucana. Foi por décadas uma das mais consagradas produções do. Nós que fazemos o Teatro Raízes de Pernambuco aceitamos o desafio da remontagem desse grande sucesso. A estreia ocorreu no Teatro Boa Vista com dois espetáculos em junho e em julho com uma apresentação no Teatro do Parque. A receptividade do público foi a melhor possível e isso nos encorajou para mais uma temporada desta vez no Teatro Barreto Júnior”- destaca o ator Aderson Simões.

Sustentada por uma tênue intriga que se ramifica e se fragmenta em diversas intrigas que ora se encadeiam, ora independem entre si, a peça, tem sequência de minidramas, comédias, misturando simpatia extrema por seus personagens e exposição bem-humorada de seus ridículos. Esses pequenos conflitos que se organizam de maneira dispersa e independente, os personagens que entram e saem da casa, estabelecendo um jogo que ora provoca uma “impressão de real” e non-sens.
A expectativa do retorno da peça, superou todas as expectativas. A peça retrata bem a história da vida pernambucana, da família do interior de Timbaúba, de 1930, com seus causos, falas e costumes, tem momentos de cantos e dança populares, uma peça que não perde essa referência onde todo mundo acaba se identificando com sua dinâmica de ação cénica mais rápida que é exigido pelo momento atual.
SERVIÇO
Um Sábado em 30
Dias – 23 (Sábado) e 24 (Domingo) de agosto às 19h
Local - Teatro Barreto Júnior - Pina
Valor – 100,00 (Inteira) | 50,00 (meia entrada)
Vendas antecipadas no site SYMPLA
https://www.sympla.com.br/evento/24-08-um-sabado-em-30-uma-comedia-de-luiz-marinho/3070482




