Entretenimento
“Os Nordestinos pelo Mundo” chega ao Recife e recebe pernambucanos influentes
“Queremos mostrar um Nordeste moderno e potente”, revelou o Leo Paiva em entrevista à TV Guararapes/RECORD
Por Abel Santos15 AGO - 15H58
 Entretenimento - “Os Nordestinos pelo Mundo” chega ao Recife e recebe pernambucanos influentes (Foto: Reprodução/TV Guararapes)Com dinamismo e representatividade, o podcaster Leo Paiva conversa com grandes personalidades da música, cinema, teledramaturgia, humor, política e da internet da segunda região mais populosa do Brasil: o Nordeste. Ele encontrou a dose certa para elevar a cultura nordestina no ambiente digital, falando de nordestino para nordestino. Cada episódio traz inúmeras histórias.
Com mais de 70 milhões de visualizações em suas redes sociais, o podcast “Os Nordestinos Pelo Mundo”, que faz sucesso principalmente em Fortaleza, chegou ao Recife, entrevistando ícones e influenciadores pernambucanos. "Nosso segundo maior público no Nordeste é o Recife. Nossa primeira turnê é aqui. Queremos prestigiar nosso público", revelou Léo Paiva, podcaster e idealizador do programa que já reuniu mais de 450 entrevistados, como: Lázaro Ramos, Mari Fernandez, Xand Avião, o pernambucano Lenine e a influenciadora Laura Brito.
"Eu me considero um 'cearoca': nasci no Rio, mas com 19 anos fui para Fortaleza, que é minha casa. Eu queria dividir com o resto do mundo e do Brasil o que eu conheci no Nordeste. A inspiração é querer compartilhá-lo com o mundo. Já fomos para três países e vários estados. Quero mostrar a cultura, a arte e as pessoas incríveis que fazem o Nordeste", contou o apresentador do podcast em entrevista à TV Guararapes/RECORD.
Para ele, o projeto é um forte símbolo no combate ao movimento xenofóbico gerado contra a população nordestina. Em 2022, 10.686 crimes envolvendo xenofobia foram registrados na Central de Denúncias da Safernet, uma ONG que defende os direitos humanos na internet. "Queremos mostrar um Nordeste moderno e cultural. Não o colocamos como uma caricatura. O eixo Rio-São Paulo cria essa caricatura, mas não queremos ser esse lugar. Mostramos o orgulho de ser uma região com uma potência moderna e contemporânea", revelou. O podcast é seguido por mais de 200 mil usuários nas redes sociais.

Entre tantas entrevistas importantes, a conversa com o artista pernambucano Lenine foi uma das mais desafiadoras para Leo. "É um herói meu. Considero que foi a minha melhor entrevista. Eu tirei o melhor dele", afirmou. Carlinhos Brown, Wagner Moura e Lázaro Ramos também estavam em suas listas de prioridades.
Recentemente, ao acompanhar o ator Wagner Moura, o diretor Kléber Mendonça e toda a equipe do filme "O Agente Secreto" em Cannes, a equipe do podcast teve seus equipamentos furtados em um estacionamento. Em suas redes, na época, Leo Paiva compartilhou uma foto em lágrimas ao lado do ator e diretor do filme. "Ele tentou me acalmar e mostrar empatia com tudo que estava acontecendo. Eu estava devastado, era a entrevista dos meus sonhos", compartilhou. "O Nordeste se envolveu com o que aconteceu. Eu amo os nove Nordestes", relembrou, referindo-se às doações recebidas pela comunidade após o furto. O longa, por sua vez, recebeu os prêmios de Melhor Ator e Melhor Diretor no Festival de Cannes.
Na capital pernambucana, as gravações continuam a todo vapor. A jovem cantora Joyce Alane, a influenciadora digital Bruna Pinheiro e a dupla Guilherme e Dona Delma, de Olinda, já foram convidados. O diretor Kleber Mendonça Filho e o casal de humoristas Gustavo e Ellen também dividirão a mesa para um "papo em dia" com Léo. "Vamos simbora", comemorou a influenciadora digital Carol Maloca, da Região Metropolitana do Recife, que também foi convidada. Gabriel Mascaro, Nilsinho, do Fuleragem FC, e Ronald também foram confirmados.

Os novos episódios estarão disponíveis no YouTube todas as terças e quintas-feiras. "Não vemos a hora de voltar para o Recife", finalizou Leo Paiva.




