Entretenimento
Novo cineclube em Olinda promove acesso ao audiovisual e homenageia Lula Gonzaga
Inauguração acontece nesta segunda-feira (28), às 19h, no Jardim Nascente
Por Taylinne Barret25 OUT - 18H57
A cidade de Olinda ganha um novo espaço dedicado ao audiovisual com a inauguração do Cineclube Lula Gonzaga, que ocorrerá nesta segunda-feira (28), às 19h, no Jardim Nascente (Rua 13 de Maio, 99, Carmo). O cineclube presta uma homenagem ao renomado mestre da animação e Patrimônio Vivo de Pernambuco, Lula Gonzaga.
A abertura será marcada por uma sessão gratuita que inclui curtas-metragens clássicos como Vendo Ouvindo (1972) e A Saga da Asa Branca (1979), além do recente Ciranda Feiticeira (2023), co-dirigido por Lula Gonzaga e Tiago Delácio. O evento também contará com a exibição do filme Um Peixe Para Dois (2019), de Chia Beloto, e um videoclipe dirigido por Tony Braga sobre a obra do percussionista Naná Vasconcelos.
De acordo com Hermes Costa Neto, um dos organizadores, o cineclube visa democratizar o acesso ao cinema e criar um espaço de difusão do audiovisual independente de Pernambuco. “As exibições serão acompanhadas de debates com os realizadores, incentivando a troca de experiências e conhecimentos”, afirmou.
Reconhecido como um dos pioneiros da animação no Brasil, Lula Gonzaga também é o fundador do Museu do Cinema de Animação (Muca), em Gravatá, onde promove a preservação e o ensino da arte da animação. Para ele, o cineclube representa uma oportunidade valiosa para transmitir saberes e inspirar novas gerações. “Olinda possui uma vocação natural para a arte e a cultura. Espero que o cineclube contribua para fortalecer o audiovisual na cidade”, celebra.