Entretenimento
Garanhuns recebe 18ª edição do Virtuosi na Serra com concertos gratuitos de grandes nomes da música clássica
Festival integra a programação oficial do FIG 2025
Por Leo Mendes14 JUL - 12H43
 Entretenimento - Garanhuns recebe 18ª edição do Virtuosi na Serra com concertos gratuitos de grandes nomes da música clássica (Foto: )Entre os dias 18 e 26 de julho, a cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, volta a ser palco da música clássica com a chegada do XVIII Virtuosi na Serra. Com entrada gratuita e parte integrante do 33º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o evento será realizado na Capela do Seminário São José, reunindo artistas consagrados e jovens talentos em seis noites de concertos que prometem emocionar o público.
Sob direção da pianista Ana Lúcia Altino, o Virtuosi é reconhecido por democratizar o acesso à música de câmara, promovendo apresentações intimistas, de excelência artística e alto nível técnico tudo de forma acessível. A abertura será no dia 18 de julho, às 19h, com o contratenor Edson Cordeiro, acompanhado pela Orquestra Jovem de Pernambuco, regida por Carlos Anísio. O programa reúne clássicos de Bach, Mozart e Villa-Lobos, num repertório que cruza fronteiras entre o barroco e a música popular.
No dia 19, o destaque será o pianista Luis Felipe Oliveira, natural de Gravatá e vencedor de concursos nacionais e internacionais, que sobe ao palco com um recital solo com obras de Brahms, Chopin, Liszt e Debussy. Já no sábado (20), quem se apresenta é o Trio Capitu, formado por Sofia Ceccato (flauta), Janaína Perotto (clarinete) e Ariana Mendonça (fagote), com um repertório que vai de Vivaldi a Chiquinha Gonzaga, marcado por leveza e inovação.
A programação segue no dia 24 com um recital em dupla entre o violista Rafaell Altino, da Sinfônica de Odense (Dinamarca), e o pianista Lucas Thomazinho. No dia seguinte, 25 de julho, Thomazinho retorna para um recital solo com composições de Chopin e do brasileiro Ronaldo Miranda, prometendo encantar com sua expressividade e virtuosismo.
O encerramento será no dia 26, às 18h30, com o concerto "Uma Noite na Ópera", estrelado pela soprano Adriane Queiroz, que integrou por 15 anos o elenco fixo da Staatsoper de Berlim, interpretando árias de óperas consagradas como "Otello" (Verdi), "Carmen" (Bizet) e "O Barbeiro de Sevilha" (Gimenez). Ela será acompanhada novamente pela Orquestra Jovem de Pernambuco, desta vez sob a regência de Nilson Galvão.
Programação completa do XVIII Virtuosi na Serra
Capela do Seminário São José – Av. Rui Barbosa, 200, Heliópolis – Garanhuns/PE
- 
	
18.07 – 19h
Edson Cordeiro (voz)
Orquestra Jovem de Pernambuco
Regência: Carlos Anísio - 
	
19.07 – 19h
Recital de piano – Luis Felipe Oliveira - 
	
20.07 – 18h30
Trio Capitu
Sofia Ceccato (flauta)
Janaína Perotto (clarinete)
Ariana Mendonça (fagote) - 
	
24.07 – 19h
Recital – Rafaell Altino (viola) e Lucas Thomazinho (piano) - 
	
25.07 – 19h
Recital de piano – Lucas Thomazinho - 
	
26.07 – 18h30
“Uma Noite na Ópera”
Adriane Queiroz (soprano)
Orquestra Jovem de Pernambuco
Regência: Nilson Galvão 




