Entretenimento
Espetáculo 'Mestiço Florilégio', de Antonio Nóbrega e Rosane Almeida, estreia no Recife
Montagem chega ao Teatro do Parque nos dias 9 e 10 de agosto
Por Mariane Magno07 AGO - 09H59
 Entretenimento - Espetáculo 'Mestiço Florilégio', de Antonio Nóbrega e Rosane Almeida, estreia no Recife  (Foto: Divulgação)Neste fim de semana, 9 e 10 de agosto, o Teatro do Parque vai receber o espetáculo ‘Mestiço Florilégio’, de Antônio Nóbrega e Rosane Almeida. A peça será encenada no sábado às 20h e no domingo às 18h.
Trata-se de uma obra multidisciplinar constituída de canções, interpretações instrumentais, cenas teatrais, cinematografia e peças coreográficas criadas e interpretadas pela dupla de artistas ao longo de quatro décadas de história artística comum. O título faz referência aos poetas românticos, que tinham o hábito de
“Mestiço Florilégio se insere no contexto de afirmação e promoção de uma arte e cultura mestiça brasileira cujas bases e matrizes se fundaram e se desenvolveram no estrato sociocultural classes subalternizadas brasileiras, onde se encontravam os negros, os indígenas, os brancos das classes desarrendadas portuguesas, mestiços e pobres de toda ordem”, explica Nóbrega.
>> SINOPSE
A base referencial do trabalho de Nóbrega e Rosane está no mundo cultural popular brasileiro. Foi a partir dos cantos, danças, formas poéticas, mitos, gêneros musicais, ritmos etc, vivenciados e estudados desse universo cultural que criaram espetáculos como Brincante, Nove de Frevereiro, Rima, Marco do Meio-dia, entre outros.
Mestiço Florilégio revela que no Brasil o arcaico e o moderno podem se fundir porque são categorias culturais que se complementam. Ou seja, a fusão dos opostos se mostra um dos elementos mais importantes que o país dispõe para construção de sua cidadania cultural.
A proposta da montagem - que conta com o patrocínio do Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - é propor caminhos para um olhar não folclorizante sobre a cultura popular brasileira e através dos quais possa dialogar com a contemporaneidade.




