Jornalismo
Risco de desabamento e abandono do Edifício 13 de Maio preocupam moradores no Recife
TCE alertou para possibilidade de mortes; imóveis interditados no entorno vêm sendo alvo de saques
Por Rebecca Lilith06 JAN - 09H32
Jornalismo - Risco de desabamento e abandono do Edifício 13 de Maio preocupam moradores no Recife (Foto: Francisco Silva)Auditores do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) alertaram, à época, que a Prefeitura do Recife tem o dever de evitar “possíveis mortes” em razão do risco de desabamento iminente do Edifício 13 de Maio. Segundo o órgão, o perigo é provocado pelo comprometimento das estruturas, manifestações de corrosão e fissuras na superfície da edificação.
Em 2024, a Prefeitura do Recife informou que estava “atenta à questão do imóvel abandonado” e anunciou que publicaria um edital de licitação para contratar a empresa responsável pela demolição do prédio. O processo, no entanto, só foi efetivamente concretizado no dia 4 de dezembro.
Na ocasião, a gestão municipal explicou ainda que chegou a acionar a Justiça em diversas oportunidades e obteve liminar determinando que os proprietários realizassem a recuperação do imóvel, o que não teria sido cumprido.
Moradores que vivem no entorno do Edifício 13 de Maio também relatam problemas de segurança. De acordo com eles, casas interditadas por conta do risco de desabamento vêm sendo saqueadas, aumentando a sensação de insegurança na área.
Em julho de 2024, um homem de 52 anos, identificado como Emerson Gadelha de Freitas, foi encontrado esfaqueado dentro do estacionamento interditado ao lado do edifício. A vítima teria sido surpreendida por um indivíduo que invadiu o local pelo telhado, na tentativa de praticar furtos.
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
