Jornalismo
Pernambuco tem 23 reservatórios em colapso e situação hídrica acende alerta no início do ano
Barragens com menos de 10% da capacidade estão concentradas principalmente no Sertão; 11 reservatórios têm volume inferior a 1%
Por Rebecca Lilith06 JAN - 09H52
Jornalismo - Pernambuco tem 23 reservatórios em colapso e situação hídrica acende alerta no início do ano (Foto: Reprodução )A situação hídrica de algumas cidades de Pernambuco exige atenção neste início de ano. De acordo com o Geoportal da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o estado possui atualmente 23 reservatórios em situação de colapso, quando o volume de água é inferior a 10% da capacidade total. Desse total, 20 barragens estão localizadas em 13 municípios que tiveram situação de emergência decretada pelo governo estadual devido à escassez de chuvas.
Entre os reservatórios em colapso, dez têm como principal finalidade o abastecimento humano. Um dos casos mais críticos é o da Barragem de Jucazinho, a sexta maior do estado, que opera atualmente com apenas 0,83% da capacidade.
Segundo a Apac, os demais reservatórios em colapso têm diferentes finalidades: sete são voltados ao combate à seca, três à irrigação, dois à regularização de vazão e um à defesa contra inundações. Este último é o caso da Barragem de Serra Azul, localizada em Palmares, na Mata Sul, que acumula 9,92% da capacidade.
De acordo com o coordenador da Unidade de Monitoramento de Recursos Hídricos da Apac, Wagner Felipe, o cenário já era esperado, principalmente por causa da localização das barragens. “Essa grande quantidade de reservatórios em colapso já era esperada, porque as chuvas nas regionais ficaram próximas da média. No entanto, para que os reservatórios, especialmente no Sertão, recuperem volumes significativos, são necessárias chuvas mais intensas, as chamadas torrenciais, que acabam causando impactos urbanos, mas são fundamentais para a recarga dos reservatórios”, explicou.
Do total de reservatórios em colapso, 17 estão localizados no Sertão pernambucano, quatro no Agreste, um na Mata Norte e outro na Mata Sul. Três dessas barragens estão em municípios que não tiveram situação de emergência decretada.
Atualmente, Pernambuco conta com 11 reservatórios com menos de 1% da capacidade total, sendo que sete barragens registram volume zerado. Todos esses reservatórios estão localizados no Sertão e têm como principal uso o abastecimento humano e o enfrentamento da seca.
ÚLTIMOS VIDEOS

Mulher é atacada por cão de grande porte nas Graças

Moradores denunciam alagamentos e buracos em rua de Enseadas dos Corais

Dupla é presa após roubar cargas de cosméticos no Recife

Taxista é assassinado em tabajara. Suspeitos pulam o muro da casa dele
